Natureza Viva

Roteiro de 5 dias para viajar sozinho pela Chapada dos Veadeiros

Publicado em 10/09/2025

Mergulhe em águas cristalinas, ande por trilhas inesquecíveis e vivencie a cultura local num dos destinos mais mágicos do Brasil.

 

Viajar sozinho, fazer um mochilão e se distanciar de algumas situações é para aquela pessoa que valoriza autonomia e contato real com o destino, e que busca vivências fora do óbvio. Se você tem vontade de ir além dos pontos instagramáveis, visitar a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, será uma das viagens mais incríveis da sua vida!

Pensando nisso, o Clube Bancorbrás preparou um roteiro de 5 dias para explorar algumas das milhares de belezas naturais da região. E que tal começar com uma dica? O período de seca inicia entre maio e setembro. Tirando as cachoeiras que secam, dá pra curtir ao máximo! Nessa época, as chuvas são raras e não há risco de pegar uma tromba-d’água.

A beleza da Chapada dos Veadeiros. (Créditos: Augusto Miranda/Mtur)

 

Dia 1 – Chegada à cidade

Antes de chegar à Chapada, organize sua viagem e consulte no site oficial da Bancorbrás as opções de hospedagem parceiras para garantir conforto e praticidade. Ao desembarcar no Aeroporto de Brasília, siga de carro ou ônibus por cerca de 3 horas até São Jorge ou Alto Paraíso.

Ao chegar à pousada escolhida, aproveite para interagir com outros viajantes, criando um ambiente acolhedor e inspirador. Esse primeiro dia é ideal para se ambientar: caminhe pelas ruas, visite lojas de artesanato local e experimente pratos típicos nos restaurantes da região, proporcionando memórias gastronômicas inesquecíveis.

Comida deliciosa da região. (Créditos: Augusto Miranda/Mtur)

 

Dia 2 – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O grande momento chegou: colocar os pés no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Antes de tudo, tenha na mochila dinheiro em espécie ou celular com aplicativo do seu banco – a maioria das cachoeiras cobra entrada –, alimentos leves como barras de cereais, frutas e sementes, além de bastante água. Não se esqueça de vestir roupas confortáveis em cima da roupa de banho e tenha como melhores amigos: protetor solar, repelente, chapéu e óculos de sol.

Comece explorando a cachoeira Carrossel, cuja trilha se conecta com a Trilha dos Saltos e das Corredeiras. Enquanto explora esses locais, sinta a energia e viva intensamente a riqueza da vegetação do Cerrado. Geralmente, os turistas também fazem o percurso para conhecer as outras cachoeiras ao redor, como a Garimpão e a Corredeiras, que possuem belas sequências de cascatas e poços para mergulhar.

Majestosas Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros (Créditos: Augusto Miranda/Mtur)

 

Dia 3 – Comunidade Kalunga e cachoeira Santa Bárbara

Para chegar à famosa cachoeira Santa Bárbara, é preciso atravessar a comunidade quilombola Kalunga, onde os moradores compartilham histórias e tradições, fortalecendo o turismo e a economia local. É uma oportunidade única de conexão com a cultura e a natureza da Chapada dos Veadeiros.

A trilha até a cachoeira leva cerca de uma hora, recompensando o esforço com um cenário azul-turquesa e uma queda de 30 metros. Apesar de não ser uma das mais altas desse destino, sua beleza lembra um verdadeiro “Caribe brasileiro”.

Também conheça mais cachoeiras próximas, como a Capivara e a Candaru. Para visitá-las, é obrigatório contratar os guias que podem ser os próprios Kalungas. Basta pagar a taxa desse serviço no Centro de Atendimento ao Turista.

Cachoeira Santa Bárbara. (Créditos: Freepik/caioacquesta1)

 

Dia 4 – Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo

O Mirante da Janela, a 8 km de São Jorge, é um dos lugares mais fotogênicos da Chapada. Seu nome vem do formato natural que emoldura a vista para as cachoeiras Salto (120 m) e Garimpão (80 m). Para chegar lá, é preciso encarar uma trilha de 12 km (ida e volta) com nível de dificuldade alto.

No caminho, fica a Cachoeira do Abismo, que só revela sua queda d’água no período de chuvas (novembro a abril). Fora dessa época, a paisagem é dominada por um penhasco imponente, ainda assim digno de fotos.

Mirante da Janela. (Créditos: Freepik/caioacquesta1)

 

Dia 5 – Vale da Lua e Morada do Sol

Para encerrar a viagem, visite o Vale da Lua, uma formação rochosa esculpida pelo rio São Miguel ao longo de milhares de anos. Suas crateras e curvas lembram a superfície lunar, e suas águas cristalinas convidam a um mergulho refrescante.

Em seguida, percorra a trilha tranquila de 1,2 km até o Complexo Morada do Sol. O nome vem do tom dourado que a luz do sol projeta sobre as rochas e águas. Ali, várias cachoeiras pequenas formam piscinas naturais de águas termais, algumas com peixinhos, criando um cenário perfeito para relaxar e contemplar a natureza.

Vale da Lua encanta todos os visitantes. (Créditos: Augusto Miranda/Mtur)

 

Adeus com gostinho de quero mais!

Após cinco dias de imersão, banhos de cachoeira e conexão com a Chapada dos Veadeiros, a despedida vem acompanhada da certeza de que este não será o último encontro. Há sempre novos cantos a descobrir, e cada visita reserva experiências únicas com você mesmo.

Viajar sozinho pela Chapada é um convite à redescoberta. Com este roteiro do Clube Bancorbrás, você une liberdade, natureza e cultura em uma das regiões mais belas do Brasil.

Bancorbrás
Cachoeira
Chapada dos Veadeiros
Clube Bancorbrás
Goiás
Mochilão
Natureza
Roteiro
Roteiro de Viagem
Trilha
Turismo
Viagem
Viagem Solo
Viajar Sozinho
Mais lidas
11/02/2025
Paisagem na Patagônia (Créditos WirestockFreepik) Com temperaturas amenas e sol disponível por mais horas, a região é riquíssima em atividades ao ar livre e lagoas cristalinas   A Patagônia fica na região localizada entre a Argentina e o Chile, sendo conhecida por ser predominantemente fria e com bastante umidade. Porém, muitas pessoas ainda não conhecem […]
Tesouros do Tempo
02/06/2025
Descubra paisagens inesquecíveis e viva uma viagem segura e encantadora com a Bancorbrás Que tal fazer uma pausa merecida e descobrir os encantos da Irlanda com tranquilidade e inspiração? Se você está na melhor idade, esse destino histórico vai te encantar com seu riquíssimo turismo cultural e suas paisagens deslumbrantes. Fonte de inspiração para artistas, […]
Corações Urbanos
29/04/2025
A capital de Portugal é vibrante e acolhedora, ideal para viajantes apaixonados por cultura   Lisboa é a junção perfeita entre cor, história e beleza! Suas ruas extensas, repletas de prédios históricos, conectam residências, restaurantes, lojas e pontos turísticos em um só destino. Para os brasileiros, a capital de Portugal é convidativa devido à facilidade […]