Seja na cidade, em montanhas, visitando aldeias indígenas ou regiões africanas, esse destino tem turismo para todos os gostos
Está com vontade de viver experiências únicas que integram ambientes naturais, cidades e tradições históricas? O Panamá é o destino perfeito para isso. Com civilizações antigas e influências espanholas, indígenas e africanas, o local é multicultural.
A capital do país, Cidade do Panamá, possui uma das rotas de navegação mais famosas do mundo: Canal do Panamá. Ele liga os oceanos Atlântico e Pacífico. Para realizar tours e atividades, basta embarcar nos portos da Calzada de Amador ou Gamboa. É superdivertido entender como esse projeto incrível da engenharia impacta a economia e os costumes.
Em contraste com a paisagem, a área chama atenção pelos prédios com mais de 200 metros de altura, formando uma extraordinária cidade vertical. A construção mais alta é Bahia Grand Panama, localizada na Punta Pacífica, com 284 metros de altura.
Não deixe de conhecer o Casco Antiguo, bairro considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. O território é uma ótima rota turística por ter a Catedral Metropolitana, o Museo de La Mola e o Museu do Canal Interoceânico. Perto dali, ficam os parques Soberanía, Camino de Cruces e Charges, eles possuem trilhas nas quais os turistas podem apreciar a linda biodiversidade da região.
Explore mais um pouco e chegue à Placa de Francia, homenagem aos franceses que construíram o Canal do Panamá. Desvende as ruínas históricas, conheça a Igreja de San Jose e o Museu do Canal. Para os que preferem curtir os dias na praia, Bocas del Toro, San Blas e Isla Clolon são perfeitas para tomar banho de mar e aproveitar a areia branca.
As tradições do Panamá estão bastante ligadas aos africanos. Frequentemente músicas e danças folclóricas, como tamborito e congo, aparecem nas comemorações locais. No litoral norte, o vilarejo Portobelo mostra a sua antiga história em cada esquina. Ali, você visita o Museu da Memória Afro-Panamenha.
A gastronomia típica é perfeita, formada por pratos típicos com polvo, caracol e caranguejo, acompanhados de arroz de guandu, lagosta com coco e peixe frito com patacones crocantes.
Todo o território do Panamá contém sete povos indígenas: Guna, Naso Tjër Di, Ngäbe, Buglé, Bribri, Emberá e Wounaan. Normalmente, eles aceitam e gostam que os turistas os visitem, porque é dessa maneira que compartilham sua cultura, danças típicas, crenças, artesanato e culinária.
O setor cafeeiro do país produz o café Geisha, classificado como um dos melhores do mundo, em Tierras Altas e Boquete. É uma ótima região para ser cultivado, pois tem montanhas, solo com minerais vulcânicos e grande umidade devido aos oceanos.
Visite as fazendas cafeicultoras entre os meses de dezembro e março para ver de perto os trabalhadores colhendo os grãos. Entenda o processo de produção, a importância da terra bem cuidada e das pessoas que produzem com tanto carinho. Nesses destinos, você pode andar a cavalo, fazer trilhas, pescar truta, ir em tirolesas e passar por pontes suspensas.
Desvende a cultura agrícola visitando plantações com granjas, colha frutas frescas diretamente das árvores e aprenda sobre o cultivo da maçã e do morango. A agricultura beneficia comunidades locais e impulsiona a economia rural, principalmente quando os agricultores vendem seus produtores para os visitantes.
Planeje sua viagem para o Panamá com a Bancorbrás Turismo! Estamos esperando o seu contato.