Prenúncio da estação das flores, o inverno chileno desperta romance no contraste entre o branco da neve e o vermelho do vinho
Localizado ao longo da costa oeste da América do Sul, o Chile tem atraído casais em busca de momentos intimistas. A estação mais escolhida pelos apaixonados? O inverno. Embora a temperatura atinja menos dois graus em Santiago, capital, os casais escolhem se aquecer em meio a passeios culturais e goles de vinho. Na estação que anuncia a primavera, os contrastes da cidade parecem reforçar a famosa premissa “os opostos se atraem”, fazendo com que o brancor que sobrepõe a Cordilheira dos Andes e o rubro dos vinhedos criem uma atmosfera sinérgica entre os pares. E não se engane, essa dualidade não se encerra aí!
Arte e arquitetura que inspiram ternura
Caminhar pela cidade no inverno, explorando novos lugares, pode ser muito romântico. A capital comporta coloridas obras de artistas locais – que fazem das ruas sua matéria-prima. O melhor lugar para ver isso de perto é a Calle Bandera, que expressa arte, além dos muros, até por onde pisamos. Durante um trecho de 400 metros, o espaço é repleto de cores e ludicidade. Está localizado no centro de Santiago, próximo ao Palácio da Moneda.
Por falar no Palácio, outro aspecto de destaque da cidade é a arquitetura, que, de forma complementar e paradoxal, propõe um convite ao novo sem perder a nostalgia de um passado elegante. Nós podemos observar isso ao visitar o próprio Palácio da Moneda, de força histórica e neoclássica, e a Gran Torre Santiago – arranha-céu localizado na região metropolitana de Providencia, de expressão concreta, moderna e fachada vitrificada.
Perto da Gran Torre, uma visita amplamente escolhida pelos casais é o Sky Costanera, com vista panorâmica de 360 graus. De lá, a 300 metros do chão, o mirante nos dá uma bela visão da cordilheira branca. Isso ao cair da tarde é de deixar qualquer casal mais apaixonado. O Sky fica no Shopping Costanera Center – o que é excelente para fazer compras e comer algo gostoso na praça de alimentação.
Jantar à luz de velas
Se você deseja uma gastronomia mais requintada, que tal um pulo em Viña del Mar? Localizada no litoral do Chile, fica a aproximadamente duas horas de Santiago. A cidade é marcada pela culinária costeira, oferecendo uma cozinha autoral com diversas opções de frutos do mar. Com vista para o Pacífico, os ingredientes são bem frescos, dando aquela sensação de maresia praiana. O lugar mais indicado para provar esses sabores vindos do mar é a rua Valparaíso, onde há uma grande concentração de restaurantes e bares. Não se esqueça de pedir um menu acompanhado de luz de velas – afinal, no inverno temos um escurecer prematuro (18h) e um amanhecer tardio (8h): o tempo perfeito para os românticos.
Onde beber um bom vinho?
Para os casais que gostam de brindar com vinho, o Chile conta com diversas opções de vinícolas, com destaque à Concha y Toro, localizada em Pirque – a 30 Km da capital. Concha é conhecida mundialmente pela qualidade dos vinhos que oferece, proporcionando experiências de degustação de seus produtos. Outros vinhedos bastante visitados são os de Viña Undurraga e Santa Rita, no Vale do Maipo, e Viña Aquitania e Cousiño Macul, em Peñalolén. Todos bem próximos a Santiago. A vantagem de visitá-los no inverno, baixa temporada, é desfrutar de um programa mais reservado e tranquilo – o que não dispensa a reserva antecipada da visita, é claro. Como sugestão de uva, fica a Cabernet Sauvignon. O Chile é um lauto produtor de vinho e o quarto maior exportador mundial, sendo a Cabernet a casta mais cultivada no país.
Passeando pela Cordilheira
Um dos grandes diferenciais de ir ao Chile no inverno é conhecer a neve e se aventurar a dois pelas estações de esqui existentes nos Andes. A mais perto da capital é a estação El Colorado, com somente 36 Km de distância de Santiago, sendo também a mais popular do Chile. Os visitantes relatam que o lugar é bastante acessível, já que a estrada é pavimentada.
Você também pode se divertir com seu amor indo a um centro de esqui mais distante, como Portillo, a 146 Km, ou Valle Nevado, a 34 Km – sempre em relação à capital. Se você não quer esquiar, mas deseja experienciar de perto a imensidão branca da Cordilheira, o parque Farellones é indicado! Além de esqui, encontramos brincadeiras na neve, como o esquibunda e a tirolesa. Não esqueça de se agasalhar bastante, hein!
Visitando as casas de Pablo Neruda
Aos apaixonados que têm na literatura a expressão de seus afetos, visitar as três antigas casas do poeta Pablo Neruda é uma possibilidade. São elas: La Sebastiana, em Valparaíso; La Chascona, em Santiago; e Isla Negra, localizada na orla de Isla. O artista dedicou sua vida, de uma maneira bem latino-americana, à expressão de sentimentos como o desejo, o amor e o devir humano em sociedade. Cada casa teve referência afetiva para Pablo, sendo a segunda, La Chascona, dedicada à sua amada esposa Matilde Urrutaia. A estrutura das casas nos inspira a construir um lugar interior de companheirismo e, sem dúvida, poesia. Romântico, não?
Temperatura
Primavera (setembro a dezembro): entre 10 e 25 graus.
Verão (dezembro a março): até 34 graus.
Outono (março a junho): entre 8 e 24 graus.
Inverno (junho a setembro): entre -2 e 20 graus.
Temporada
Verão – Alta temporada.
Inverno – Baixa temporada.
Torne sua viagem muito mais romântica com o Clube Bancorbrás! Acesse nosso site para ler matérias sobre outros lugares que inspiram amor.