Pé na areia

As praias mais lindas de Arraial do Cabo

Publicado em 07/07/2025

Esse paraíso no Rio de Janeiro é sensacional para passar as férias em família

 

 

Quando as férias chegam, muitas famílias cariocas já têm destino certo: a encantadora Região dos Lagos. Entre tantas opções, Arraial do Cabo se destaca pelo seu charme e pela natureza preservada. Com clima acolhedor, o lugar é perfeito para curtir o oceano e explorar cada canto dessa cidade cheia de surpresas.

Conheça Arraial do Cabo, uma das melhores cidades do Rio de Janeiro. (Créditos: Thiago Freitas/MTur)

 

Prainha e Praia da Graçainha

Ao chegar a Arraial do Cabo, tire uma foto no letreiro colorido que fica em frente à entrada principal – um registro perfeito do momento “finalmente aqui”. Da estrada, você tem a visão da Prainha e do seu mar azul-turquesa. Um dos lados da praia é mais calmo, enquanto o outro conta com maior infraestrutura e, por isso, costuma ser mais movimentado. No local, há uma trilha curta, de aproximandamente 10 minutos, que te leva até a Praia da Graçainha – um pequeno tesouro escondido que abriga muitos peixinhos coloridos e tartarugas marinhas.

Praia do Farol

Por ter quase nenhum prédio e o meio ambiente preservado, a Praia do Farol tem acesso limitado ao público pela Marinha do Brasil. Só é possível chegar de barco e os grupos (de até 250 visitantes) podem permanecer lá por apenas 45 minutos. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), é uma das praias mais perfeitas do Brasil, graças à pureza da água, qualidade da areia e paisagem deslumbrante. O mar ali lembra o Caribe e, com sorte, é possível avistar orcas, arraias, golfinhos e tartarugas. Uma árvore protegida marca o centro da praia – ninguém pode tocar suas raízes ou subir nas dunas.

Fenda da Ilha do Farol em Arraial do Cabo. (Créditos: Thiago Freitas/MTur)

 

Prainhas do Pontal do Atalaia

Depois de estacionar o carro ao longo da via, basta descer uma escada de madeira para chegar às prainhas do Pontal do Atalaia. Elas se conectam formando uma única praia de areia fina, com água verde-clara e reflexos azulados, além de uma temperatura agradável! Qualquer pessoa pode subir a duna no centro da praia – e escadas levam às construções ao redor. Ali também fica a Gruta do Amor, que, segundo os moradores, teria o poder de tornar o amor verdadeiro.

Praia Grande

Com certeza, a Praia Grande é uma das melhores de Arraial do Cabo. Com boa infraestrutura ao redor e na orla (como salva-vidas, quiosques e barracas para alugar), ela é uma das preferidas dos banhistas. A água pode parecer gelada no início, mas, depois que o corpo se acostuma, a sensação é maravilhosa. No fim do dia, aproveite para criar uma lembrança especial: assista ao incrível pôr do sol!

Praia do Pontal

A Praia do Pontal é mais afastada do centro da cidade e tem um discreto, o que ajuda a manter o ambiente preservado mesmo nos dias de sol intenso. Com faixa de areia extensa, mar sereno e águas cristalinas, o local tem poucas construções, mas é perfeito para piqueniques à sombra das árvores que oferecem abrigo natural.

Praia do Pontal do Atalaia. (Créditos: Thiago Freitas/MTur)

 

Praia do Forno e Praia Brava

Já a Praia do Forno é considerada um dos cartões-postais de Arraial. O acesso pode ser feito por uma trilha de 500 metros ou por barco. Mesmo com algumas barracas, a atmosfera do local é tranquila e familiar. Com menos de 200 metros de extensão, a Praia Brava é destino para aqueles que amam natureza selvagem e para surfistas experientes. Ela aparece apenas na maré baixa e o acesso exige uma trilha com escadas íngremes – mas a vista compensa.

Praia dos Anjos

Por último, mas não menos bela, temos a Praia dos Anjos. Principal ponto de embarque para os passeios de barco, ela se destaca pelo belíssimo nascer do sol. É um local estratégico para explorar as demais maravilhas da região. Ah! E uma curiosidade histórica: foi na nessa praia que Américo Vespúcio iniciou a colonização da área em 1503.

As cores das águas de Arraial do Cabo (Créditos: Thiago Freitas/MTur)

 

Mais experiências

Além das praias, Arraial do Cabo reserva outras experiências imperdíveis. Embora não tenha muitas atrações urbanas, vale a pena visitar o centro histórico, onde estão a Igreja Nossa Senhora dos Remédios e o obelisco que marca a chegada dos portugueses no século 16.

Outra sugestão é o Museu Oceanográfico, que apresenta um panorama fascinante da biodiversidade marinha da região. Já à noite, o movimento ao redor da Praça do Cova, com barraquinhas de artesanato, churros e drinks, garante momentos agradáveis após um dia de sol.

 

Explorar Arraial do Cabo fica muito mais simples com o Clube Bancorbrás: você viaja com descontos, benefícios exclusivos e a segurança de quem cuida de cada detalhe.

Comece agora a planejar suas férias e viva essa experiência única com toda tranquilidade!

ArraialDoCabo
Bancorbrás
Bancorbrásturismo
familia
férias
Praia
RioDeJaneiro
Turismo
Viagem
ViagemEmFamília
Mais lidas
11/02/2025
Paisagem na Patagônia (Créditos WirestockFreepik) Com temperaturas amenas e sol disponível por mais horas, a região é riquíssima em atividades ao ar livre e lagoas cristalinas   A Patagônia fica na região localizada entre a Argentina e o Chile, sendo conhecida por ser predominantemente fria e com bastante umidade. Porém, muitas pessoas ainda não conhecem […]
Tesouros do Tempo
02/06/2025
Descubra paisagens inesquecíveis e viva uma viagem segura e encantadora com a Bancorbrás Que tal fazer uma pausa merecida e descobrir os encantos da Irlanda com tranquilidade e inspiração? Se você está na melhor idade, esse destino histórico vai te encantar com seu riquíssimo turismo cultural e suas paisagens deslumbrantes. Fonte de inspiração para artistas, […]
Corações Urbanos
29/04/2025
A capital de Portugal é vibrante e acolhedora, ideal para viajantes apaixonados por cultura   Lisboa é a junção perfeita entre cor, história e beleza! Suas ruas extensas, repletas de prédios históricos, conectam residências, restaurantes, lojas e pontos turísticos em um só destino. Para os brasileiros, a capital de Portugal é convidativa devido à facilidade […]