Se você quer levar a sua família para um destino diferente, que geralmente não está presente na rota de viagens dos brasileiros, nós temos uma recomendação especial: a Albânia! Localizado na Península Balcânica e banhada pelo Mar Adriático, o país oferece excelente custo-benefício, sendo ótimo para levar crianças. Desde castelos medievais até altas colinas, as atrações agradam diferentes perfis de viajantes.
O nome do país, em albanês, significa “Terra da Águia”, representada claramente na sua bandeira. A língua albanesa é o principal idioma, mas é possível se comunicar em inglês em boa parte do país. Além disso, a Albânia também abriga o Lago Ohrid, o mais antigo da Europa, com mais de 4 milhões de anos.
Junte sua família e venha viajar conosco!
Atrações Imperdíveis
Em Tirana, capital do país, você encontra o Museu Histórico Nacional. Ele consiste em uma galeria de tesouros arqueológicos, incluindo a réplica da espada de Skanderbeg, e percorre diferentes períodos históricos, da Antiguidade até o regime soviético. A visita é uma ótima forma de entender a formação do país e serve como ponto de partida para explorar outros marcos da região.
Ainda na capital, o Parque Nacional Monte Dajti é um convite ao contato com a natureza. Para chegar até o topo da montanha, pegue um teleférico de 15 minutos com vista panorâmica. Também vale a pena contratar um guia para fazer as trilhas do local com segurança. As famílias que estiverem passeando em Dajti podem brincar de atirar no alvo, guerrear com espadas e cavalgar num pônei. Outros gostam de fazer piqueniques e até comer o famoso cordeiro assado.
A joia da arquitetura religiosa albanesa é a Mesquita de Et’hem Bey. Possuindo afrescos e ornamentos originais de 1789, ganhou o título de mais bela de toda a Albânia. Para conhecer o espaço interno, é necessário agendar com antecedência.
Rumo ao sul, chegamos a Saranda, onde está o Castelo Lekuresi. Foi construído em cima de uma montanha com intuito de oferecer vistas privilegiadas da cidade e das ilhas de Ksamil. Ainda na localidade, tome um banho no Olho Azul, uma nascente de águas cristalinas com cerca de 50 metros de profundidade, rodeada por uma densa floresta. Nadar por lá é muito refrescante e, vista de cima, ela parece um grande olho azul.
Seguindo a rota histórica, o Parque Nacional Butrint destaca-se por unir natureza, cultura e história de mais de 2.500 anos de existência. O parque abriga ruínas de civilizações antigas, como um anfiteatro romano e o Templo de Asclépio (dedicado ao deus grego da cura). O ambiente protege ecossistemas como pântanos, florestas mediterrâneas e costas, onde vivem animais marinhos e aves.
Eleita Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2018, a cidade de Berat tem mais de 700 anos de herança do Império Otomano. No topo da colina, o castelo domina a paisagem. Ao passar pelo portão principal, o visitante encontra igrejas, mesquitas e museus. Agora, ligando-se à história de resistência do povo albanês, está o Castelo Kruja. Foi ali que o comandante militar Skanderbeg liderou a rebelião contra o domínio otomano.
Praias em diferentes locais da Albânia
Localizada na vila de Ksamil, no sul do país, a Praia de Ksamil é famosa por suas águas incrivelmente cristalinas e areia macia. À frente, fica uma ilha que pode ser alcançada a nado ou de caiaque, fazendo dela o lar de cenários paradisíacos. Situada em Saranda, a Mucobega Beach é conhecida por sua tranquilidade e por algumas pedrinhas que podem ser sentidas quando se pisa na areia.
Considerada uma das mais belas da Riviera Albanesa, a Pulebardha Beach se destaca por suas paisagens deslumbrantes, uma escadaria bem grande e restaurantes à beira-mar. Ao sul de Saranda, a Heaven Beach é um refúgio isolado, pequeno e charmoso. Oferece um ambiente ideal para contemplação e descanso.
Gastronomia
Os pratos tradicionais da Albânia são inspirados na culinária da Grécia, Itália e Turquia. Algumas comidas típicas incluem:
Quer descobrir mais da Albânia em boa companhia? Conheça mais sobre a cidade com o Clube Bancorbrás! Vamos lá?